sábado, 21 de abril de 2012

What to eat when you go to Brazil Comidas brasileiras que eu gosto muuuito!



BRIGADEIRO

Quando a nora do meu marido veio para o Brasil ficou maluca por eles,
quem não fica?








O brigadeiro, doce popularmente conhecido e sempre presente em festas de aniversário e comemorações em geral, surgiu em meados de 40.
Era época de eleições presidenciais e um dos candidatos era o Brigadeiro Eduardo Gomes, que fez grande sucesso entre as mulheres com o slogan "vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro".
Sendo assim, um grupo de moças, pretendendo apoiar sua candidatura, organizou eventos; e em um destes, foi criado um doce à base de leite condensado, chocolate e manteiga, batizado de brigadeiro, em homenagem ao candidato.
A partir daí, o brigadeiro teve grande difusão pelo Brasil, se tornando uma das jóias da cozinha brasileira, e atualmente tem sido muito apreciado  internacionalmente.

COXINHA! VIVA! ADORO

Tem várias histórias sobre a origem da coxinha, a mais contada é essa: No interior de São Paulo, em Limeira, morava na fazenda Morro Azul o filho da Princesa Isabel e do Conde D’Eu. O menino cresceu isolado da corte porque era considerado deficiente mental.
Entre os caprichos do menino, quando ele gostava de algum alimento, comia só esse tipo de comida. Ele gostava muito de peito e coxas de galinha.Uma vez, a cozinheira da fazenda percebeu que não tinha frango suficiente e resolveu transformar uma galinha inteira em coxas( em vário frangos). Assim surgiu a coxinha de frango!

Não sei não, mas é uma histórinha interessante. A coxinha pode ser a  versão de um croquete francês, sei lá, brasileiro gosta da fazer umas mundanças nas comidinhas dos outros e acaba deixando tudo mais gostoso.
Viajo muito e nunca encontrei coxinha em lugar nenhum ( a não ser em quiosques que se diziam brasileiros) Então para mim, ela é brasileira e pronto. Adoro!
Ah, não acho graça em  festa sem coxinha.
 
 
PUDIM DE LEITE CONDENSADO
 

É a sobremesa preferida do meu pai e ele nem gosta de doce. Eu sei fazer, rsrsrsr. É tão tradicional no Brasil que todo mundo faz numa forma igual. Ele não fica tão bonito mas é delicioso, gosto de colocar um pouquinho de queijo. Minha irmã fala que para ficar com aqueles furinhos é preciso bater duas receitas. Deve ser mesmo, porque ela entende de cozinha.
Quando o Lucas vem para o Brasil faço um só para ele. Meu marido também adora. Quem não gosta né?
é legal dar uma olhada no site do leite moça que tem várias histórias
 
 
 
COMIDA DE BOTECO
 

Bom, já falei da coxinha, mas na verdade gosto de todas aquelas comidinhas de boteco, aqueles petiscos que vamos comendo sem parar, molhos diversos, torresmo, kibinhos, empadas, pasteizinhos de todos os tipos, iscas de peixe, diferentes sabores, hummm, que fome! Onde mais no mundo encontrei isso? Lugar nenhum.

MAÇÃ DO AMOR

Não sei fazer, só como em festas juninas. Nem gosto de maçã, mas quando é caramelizada acho uma delicia!

Em 1959, quando a família de Antonio Farre Martinez, 62 anos, patenteou a maçã do amor, que comemora meio século neste ano, os galanteadores presenteavam as moças com o doce em um ato de romantismo.
Hoje, 50 anos depois, entregar a fruta caramelizada em um palito à namorada pode até soar brega, mas, para os "criadores", o importante é que o doce continua famoso, principalmente nas festas juninas.
A família espanhola chegou ao Brasil em 1954 e, como sabia fazer doces, resolveu usar os conhecimentos para ganhar dinheiro.
O irmão de Antonio, Ramon Farre Martinez, 77 anos, se inspirou nas frutas caramelizadas chinesas, como a uva e o abacaxi, e criou a maçã do amor --pois há muita maçã no Brasil. Quem deu o nome romântico foi o pai dos irmãos, em uma reunião da família em 1959. Era tarde e todos trabalhariam no dia seguinte. "Põe logo maçã do amor e vamos dormir", disse. A ideia veio da história de Adão e Eva, na qual a maçã é o "fruto proibido". Até hoje, porém, a família não ganhou dinheiro por conta da patente. "Nunca corremos atrás disso", disse Antonio, que é casado. A família vende o doce na Casa do Churro, na rua Rodrigues Barbosa, 232, Tatuapé (zona leste de SP).

TORTA DE PALMITO


Torta de Palmito, hummm

Não gosto quando dentro é só um creme. Quero sentir os pedacinhos do Palmito, mas não gosto de cebola, ela tira o gosto do palmito

PÃO FRANCES


É Francês mas só encontro no Brasil. Nem mesmo na França fazem esse pão. Quem resiste a um pãozinho saindo do forno da padaria? Amo!Com manteiga,queijo e presunto ( perfeito) , com carne moída e molhinho, com tudo, até mesmo sem nada.


FEIJOADA



Feijoada: gosto de tudo o que acompanha, mas das carnes como somente a  linguiça, carne seca, paio...
Gosto do feijão com arroz mas tem que ser fresquinho, saído do fogão, e ter uma farofa
para acompanhar, e couve...e pimentinha...e bacon... Ai fica bom.

PICANHA



Picanha, não sou chegada em carne, mas esta é boa.
Picanha e maminha são as únicas carnes que peço no rodízio,
mas se alguém vir de fora do país, deve experimentar de tudO


SALGADINHO DE FESTAS

Sempre gostei mais de salgado do que de doces. Nas festas vejo as pessoas apreciando os doces e querendo saber do que será o bolo servido. Tem gente que não sai da festa sem comer o bolo!
Eu gosto mesmo é dos salgadinhos, sou louca por eles. Experimento todos, sem mesmo deixar espaço para os doces.



CUSCUZ
Cuscuz é bom quente, frio, mole, duro, com atum, frango, se é bem feitinho,
qualquer jeito tá bom


PÃO DE QUEIJO
                       Pão de queijo serve para qualquer hora não é mesmo? Com requeijão, geléia, salame...sei lá...com tudo e com nada, sempre bom


Estudos dizem que o pão de queijo surgiu na época dos escravos. A mandioca era o pão do índio brasileiro. O ovo e o leite é uma herança dos portugueses, que com o com o polvilho, reinventaram o pão de queijo. Há outros indícios de que a receita tenha aparecido nas fazendas de Minas , quando as cozinheiras preparavam para servir seus senhores, na época em que havia grande oferta de leite, ovos e queijos, em função da expansão da pecuária.




ATENÇÃO!ESTA LISTA NÃO ACABOU


Também gosto muito de Pipocas Nhac ( meu sobrinho Lucas também)   Quiabo frito cortado em rodelinhas bem fininhas, pão de queijo, farofa da minha irmã, etc

Nenhum comentário:

Postar um comentário