segunda-feira, 23 de julho de 2012

Jardim Botânico do Rio

Um passeio lindo do Rio que eu recomendo é a visita ao Jardim Botânico


Um pouquinho de  história:

Com a ameaça de invasão das tropas napoleônicas em Portugal, a 
família real portuguesa mudou-se par o Brasil em 1808. Para garantir a defesa da cidade do Rio de Janeiro, D. João VI desapropriou o engenho de cana-de-açúcar da lagoa Rodrigo de Freitas para a construção de uma fábrica de pólvora.

A fábrica de pólvora funcionou até o ano de 1831, sendo transferida para Petrópolis. Junto com a construção da fábrica de pólvora, foi criado um jardim de aclimação para cultivar e adaptar plantas e especiarias do Oriente.O jardim passou a ser chamado de Horto Real, onde foram aclimatadas várias espécies exóticas ao bioma brasileiro como a mangueira, jaqueira e o abacateiro, por exemplo, vindas as Ásia, América Central e México. A palmeira real, assim conhecida por ter sido plantada por D. João, tem o nome científico de “Roystonea Oleracea”, originária da América Central e Antilhas.O Jardim Botânico  passou a ser aberto à visitação em 1822. Atualmente é um do principais pontos turísticos da cidade maravilhosa, situado numa das áreas mais valorizadas pelo mercado imobiliário.

O ingresso custa R$6,00. Há passeios com carrinhos pelo jardim, mas tem horários fixos para acontecer e levam até 6 pessoas. Fizemos  o passeio a pé com um mapa na mão. O passeio com sobrinhas e marido ( que tirou um tempinho para ficar com a gente) foi delicioso. Nem dava vontade de ir embora. Senti falta apenas de um lugar para fazer um pic nic, ia ser demais.


Registrei alguma fotos com meu celular. 











Não dá vontade de ir conhecer?



Estamos no inverno, não encontrei nenhuma rosa




Muito louca essa trepadeira 


Descobri  o macro do meu celular e fiz muitas fotos no orquidário











Nenhum comentário:

Postar um comentário