quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Ministério infantil...é preciso viver para contar


Em 2011,  foi publicado um artigo sobre mim em uma revista  comemorativa feita para o aniversário da igreja Batista do Calvário. Falava do ministério infantil que cuido até hoje ( ainda  hoje estava lá desmontando a arvore de natal, limpando salas, pintando paredes, fazendo planos para esse ano... ) Achei legal deixar uma parte do artigo registrada aqui.

(Geeente! Estou  no ministério  há 29 anos!!!!)

É preciso viver para contar
Mônica Farinaccio

Desde muito cedo, minha mãe me levou a frequentar a igreja, portanto frequentei todas as salas do ministério infantil, não sei como é ter uma vida longe da igreja ou sem conhecer a Jesus. Minha mãe era muito firme em nos levar à escola dominical, e vejo quanto isso foi maravilhoso, pois fez muita diferença em minha vida e na dos meus irmãos. O departamento infantil da IEBC sempre teve professores ótimos, dedicados, servos de Deus, aprendemos muito com eles. Sempre gostei muito de ensinar. Quando criança, aos sábados, reunia na garagem de casa muitas crianças do bairro e brincava de “igrejinha”. Ensinava a Bíblia para crianças da minha idade, menores ou até mais velhas. Na igreja, os professores começaram a me chamar para ajudar a “olhar” as crianças, e eu tinha apenas 9 anos. Foi também quando me batizei e ganhei de presente de Natal meu primeiro flanelógrafo. Que maravilha! Agora poderia contar histórias como os professores da igreja me contavam. Dar aulas era minha brincadeira favorita. Deus já estava me preparando para o ministério infantil desde aquele tempo.
Já adolescente, fui convidada pelo Tio Antenor e pela Tia Sueli (que se tornaram meus grandes amigos) a fazer parte da liderança junto com eles. Foi incrível! Gostei tanto que estou lá até hoje, já são mais de 25 anos. Não consigo imaginar minha vida separada do ministério, foi lá inclusive que conheci meu marido. Todo o meu estudo e todos os cursos que faço aplico no ministério com as crianças, aliás não entendo como há pessoas que recebem dons de Deus e não os aplicam na igreja, acho isso triste.
O Ministério Infantil Calvário Kids recebe crianças dos 2 aos 12 anos em grupos organizados por idade. O nosso propósito é evangelizar e discipular as crianças para que cresçam nos caminhos do Senhor. O Ministério é baseado e influenciado pela Palavra de Deus, com a finalidade que as crianças entendam o plano de salvação, aprendam a orar, servir, amar e louvar a Deus com respeito e alegria. Nosso objetivo não é entreter crianças enquanto os pais assistem cultos, mas formar discípulos de Jesus, crianças que possam fazer a diferença nesse mundo. Em todos os cultos as crianças louvam e aprendem a Bíblia através de histórias. Durante o ano temos uma programação de música (manhã de talentos), concursos, teatros, passeios e várias outras atividades. É importante destacar que sempre dizemos às nossas crianças que elas têm algo diferente de seus amiguinhos e, portanto, precisam muitas vezes agir de modo diferenciado.
Tenho muita consciência da importância de evangelizar crianças, por essa razão sou voluntária na casa da Avó, onde conto histórias para crianças de 7 a 9 anos. Também, eu e minha amiga Rebeca Cardoso Guimarães, quando solicitadas, vamos às igrejas e capacitamos professores, e muitas vezes implantamos o trabalho onde ainda é quase inexistente. Se priorizarmos as crianças, não teremos tanto trabalho com os adultos.

Conheço alguém que costuma dizer: “quem valoriza a experiência do passado preserva sua identidade no futuro”. Baseado nisso, o Ministério Infantil Calvário Kids presta uma homenagem a todos os professores que dedicaram seu amor a este serviço, pessoas como Vanilda Andrade, Walnice Castro, Stella Moura, Isabel Bueno, Mara Bin, Ezequiel Cardoso, Tânia Brunello, Mariza Guizzo, Patrícia Soares, Antenor Cardoso, Daiseli Damásio, Rebeca C. Guimarães, Sueli Andrade e tantos outros.


“O justo jamais será abalado, para sempre se lembrarão dele” (Sl.112:6, NVI)
Durante todos esses anos no ministério tive a honra de trabalhar com uma grande amiga, a Sueli Andrade. Pessoa fiel a Deus e dedicada ao ministério como não vi igual. Demonstrava um amor enorme pelas crianças e zelo pelas coisas de Deus. Uma das poucas pessoas em quem podíamos encontrar os frutos do espírito. Foram quase trinta anos de ensino, muitas crianças foram influenciadas por suas palavras e por seu exemplo de amiga, mãe, esposa e serva fiel. Para nós, foi uma enorme perda. Hoje, ela não está mais conosco, mas tenho certeza que os frutos de seu trabalho irão durar por toda a eternidade. 



Um comentário:

  1. Concordo com tudo. Eu tive o prazer (benção) de começar no Depto Infantil a pedido da Da. Vanilda, para tocar. Eu ficava lá mesmo para acompanhar meus filhos e daí uni o útil ao agradavel. Lá conheci (reconheci) minha esposa. Hoje sou ajudante dela mas acho incrível a seriedade com que ela realiza as coisas no departamento. Sou abençoado nela.

    ResponderExcluir