segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Professores amigos e amigos professores



Hoje, dia 15 de outubro, é o dia do professor, hoje é o meu dia e o dia de muitos amigos também.Gente que esforça, que dá o melhor de si no trabalho. Conheço professores maravilhosos e trabalho com vários deles também.
Sei que não fácil ser professor, mas quem gosta, gosta, e pronto.
Sempre soube que seria professora, adorava brincar de escolinha e dava aula para todo o meu quarteirão. Comecei a ajudar a dar aulas na igreja com 9 anos. Assumi uma classe aos 15 e estou até hoje. Adoro dar aula.

Me lembro bem da minha primeira professora, Maria Tereza Carrazone ( acabei de saber em busca na Net que ela faleceu em 2009). Professora do pré primário. Lembro daquela época, lembro-me dela, do recreio embaixo da árvore na escola Indaiá, da sopa e ainda do cheiro da lancheira que minha mãe preparava com suco de laranja e pão com manteiga.
Me lembro que na páscoa nós  preparamos uma cestinha colando papel de seda, ela ensaiou umas musiquinhas de páscoa e nos levou  para o recreio. Quando voltamos, em cada cestinha havia um ovo de páscoa e uma surpresa: um assustado coelhinho de verdade estava atrás da porta. Ela o pegou e colou no centro da roda e cantamos para ele.

Minha professora Maria Tereza com a galerinha ( eu sou a loirinha olhando
 de lado na primeira fila )
Tive uma professora chamada Graci que me marcou pela sua didática. Me alfabetizou pelo método da PATANADA, e não me esqueci dele até hoje. Em nossa classe havia alunos que não conseguiam aprender e eram bem mais velhos que nós, me lembro do Ercílio e do Webster, sabe porque me lembro deles? Porque ela colocava os alunos "mais espetinhos" para ajudar a alfabetizar os que tinham dificuldade e eu os ajudava, sentava com eles e os ensinava, olha como ela era moderna.

Na quarta-serie uma professora de nomE Iara me fascinou. Ela lia histórias incríveis para nós, montou uma biblioteca na classe da qual eu não via a hora de retirar livros e levar para casa. Elogia cada trabalho bem feito, tinha uma letra linda. Tenho os cadernos dessa serie todos guardados e uma avaliação que ela fazia questão de escrever sobre cada aluno individualmente.

Da quinta serie até a oitava, tive professores bem legais. Quem muito me marcou foi Rosalina Lemos Fernandes. Usava sempre mangas longas e lenço amarrado no pescoço. Sempre elegante, ela era tão inteligente...com elas fazíamos o jornal mural, dava um trabalhão pois ela era muito exigente mas aprendi muito.Soube que quando se aposentou prestou concurso para ser diretora, pode?

Clodoaldo, Glória, Rosaura, Mirtes...foram tantos... É, professores podem marcar uma vida. Espero que ao longo de todos esses anos eu tenha influenciado alguns alunos.

3 comentários:

  1. Lendo este post, voltei ao passado... apresentações do Mural ( que nervoso!! Mas era uma delícia!) E o teatro que a Dona Iara nos levou??
    " Porque Abigail... vem almoçar conosco!!!" hahaha Muito bom !!!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a gente sentar para falar do Batista ( aliás, já pensei em fazer um post sobre a escola) vai ter assunto que não acaba mais, lembra do Naor? rsrsrs

      Excluir
  2. Não!!! aushaushaushaushauhau Que Naor?????

    ResponderExcluir