quinta-feira, 1 de março de 2012

Viagem a Cuba




           Cuba nunca foi um lugar que sonhei conhecer. Já viajei muuuuito, mas sempre escolhi os lugares. Desta vez foi diferente pelo fato de meu marido ir a trabalho e ser feriado de carnaval, acabei indo junto. (Tive que perder dois dias de trabalho e e isso me chateia muito pois sou toda certinha e não relaxo)
Fui passear em Havana, não gostei da cidade. Algumas ruas cheiravam muito mal e vi casas literalmente " caindo aos pedaços". Não há reforma, não há consertos, tudo é velho, inclusive os famosos carros da década de 50. Como disse alguém " os melhores mecânicos devem estar em Cuba para fazer aqueles carros ainda rodarem". Chega a ser divertido vê-los pelas ruas.
Não há shopppings, lojas, cafeterias, lan house ou algo parecido. A internet do hotel era discada e muuuuuuuito lenta. No hotel havia quase 2000 hóspedes e tres computadores.

Em uma praça e na Orla estão sendo feitas algumas restaurações dos prédios e quando isso for feito ( e se for feito mesmo), a cidade ficará linda e colorida, mas por hora não me encantou.
A comida não é nada boa. Não gostei de nada, nada. Há só um tipo de carne, chamada " carne de res" É carne de vaca mas não se sabe que carne. Há frango e alguns frutos do mar, o que seria ótimo para mim se os camarões não viessem com cabeça e o restante meio que sem definição. Não há doces típicos. No hotel em que estávamos ( um dos melhores de Cuba) os doces eram todos com chantily. Chantily na taça, chantily na bolacha, chantily na massa de bolo...o sorvete me salvou!
Enfim, a comida não é boa, não há muita variedade ( E Viva o Brasil )  e muito menos sabor. Acredito que a falta de ingredientes não os deixa ser muito criativos na cozinha. Bom, é uma brasileira falando, então...





Já há alguns carros mais moderno em Cuba, eles pertencem as empresas, mas no geral são carros como esses que circula por lá. A maioria serve de taxi.


Os carros são da década de 50, é bem curioso olhar para eles ever que ainda andam.
Vi muita pobreza, verdadeiras favelas verticais



Fiquei surpresa ao ver que eles tem um capitólio igualzinho ao de Washington ( só não tem deputados)



Esta é a praça que está restaurada


Carnaval de rua. Há muita cor e muita musica
Não encontrei quase nenhuma loja em Havana. O que encontrei foi uma feirinha com pouquíssimas barracas como esta
 




Visitamos a casa de Victor Hugo, há uma exposição sobre ele no local
As pessoas são todas de bem com a vida, pelo menos foi o que pareceu. Algumas meninas me viram com um celular e logo vieram pedir para fotografá-las para que vissem como ia ficar. Queria alguma coisa minha, um bombom, um enfeite de cabelo, alguma coisa, senti muito mas eu realmente não tinha nada para lhes dar e nem pensar encontrar por lá um lugar para comprar...



Essas garotinhas ficaram pedindo para tirar fotos delas.


Uma  das coisas que mais gostei foi esse espetáculo. O muro da orla  é muito perto da água e o tempo todo a água do mar bate no muro e espirra água para todo lado. Achei incrível o efeito disso



Este é o Cocotaxi, eles nos levam conhecer a cidade ou para onde quisermos ir, é uma delicia. Vento gostoso e ótimo para tirarmos foto

O passeio foi muito divertido, ficou em 10 Cucs

Fui conhecer o famoso La Bodeguita, mas de tanta gente não consegui entrar. É minúsculo, mas dizem ter o melhor mojitos de todos. Amo Mojito ai fui até o El Floridita, bar em que o escritor Hemingway frequentava. Lotado! voltei mais tarde e consegui uma mesa para experiementar o mojito e o daiquiri, deliciosos!


La Bodeguita del médio ( esses rabiscos são nomes de pessoas que passam por lá e deixam uma marquinha)
Dentro de La Bodeguita. O local está sempre cheio para tomar Mojito


Eu e Ernest Hemingway no Floridita

Realmente o Mojito e o Daiquiri são os melhores

Os músicos sabendo o que os turistas esperam tocavam "Guantanamera", é claro. Mas confesso que ouvi em vários lugares a musica"Garota de Ipanema" ( que deveria se chamar " Garota do Hotel, Garota do bar, Garota do elevador, ou coisa assim)
 

Claro que forografei alguns gatinhos em Cuba. Um deles veio até mim, peguei no colo e começou a lamber minha mão de fome, não havia nada para dar, até tentamos algo para comprar, mas nada...chorei

Passamos por esta escola no caminho, esta é a entrada da escola, apenas uma portinha. Esta senhora lia a Bíblia

Uma sala de aula bem apertadinha que dava para a calçada.

 
Encontrei esta outra escola pelo caminho

As crianças adoram que a gente tire foto delas, super simpáticas

  

Havana no final da tarde



Depois de Havana fomos para Varadero que é uma cidade para turistas pois lá há apenas hotéis, cerca de 60. O meu hotel chamava-se Peninsula de Varadero,  hotel  enooooorme e muito  bonito mesmo mas nada se compara a praia. Lindíssima! praia de descanso de tela. Areia branquinha e mar de um azul de tirar o fôlego.



Hotel Peninsula de Varadero
O Hotel é muito charmoso e a comid é All inclusive



Praia de Varadero, de tirar o fôlego



Me arrependi de ter ido? Claro que não!



                                        




Um comentário:

  1. Como pode um lugar tão lindo assim com tanta pobreza! É nisso que nosso atual governo está tentando o nosso país! Adorei sua viagem.

    ResponderExcluir