terça-feira, 9 de abril de 2013

Um Vagão de trem na igreja

(em homenagem a Ervin Bock)

Como frequento a igreja desde que nasci, as histórias da minha vida se misturam com as histórias da igreja, então tenho muitas histórias para contar, certo?

Sábado, o pai da minha amiga Raquel faleceu, seu Ervin Bock, um grande homem. Ai, as lembranças que tenho sobre ele vieram a tona. Quando eramos crianças a igreja fazia muitos passeios; íamos para toda parte; rios, chácaras, sítios .. sabe como? Eramos levados na carroceria do caminhão do seu Ervin. Sem cinto, sem lugar para segurar, sem autorização com RG e sem um adulto por perto muitas vezes. Podem imaginar a farra? Íamos cantando, gritando quando o caminhão chacoalhava, o vento balançando nosso cabelo... era tão divertido. Depois ele ajudava cada criança a descer, que gostoso. Ninguém morreu solto no caminhão, nem um arranhãozinho se quer,  mas hoje isso daria até cadeia rsrs. Imagine transportar crianças  (e não eram poucas) na carroceria de um caminhão!? ... Ainda bem que as mães não eram neuróticas naquele tempo, caso contrário acabariam com nossa alegria.
Pensando bem, acho que as crianças de hoje não saberiam o que fazer soltas na carroceria de um caminhão, acho que iriam chorar, cair, reclamar , sei lá...mas naquele tempo era farra.

Outra história curiosa e interessante que envolve seu Ervin é essa:

Certa vez, a Fepasa estava desfazendo de dois vagões de trem e pediu para seu Ervin levá-los  para algum lugar ( não sei se eram os trilhos que ele estava transportando ou outro vagão). Em troca do serviço, ele ganhou um vagão de trem e sabe o que ele logo pensou em fazer com ele? Doá-lo para  a nossa igreja, pode? Sei um pouco da história porque meu marido se lembra de ter ajudado a "descarregar" o vagão
Então,  sabe o que aconteceu? O vagão foi levado para o gramado, ao lado da quadra esportiva ( onde hoje é estacionamento, claro, o mundo está se transformando em um grande estacionamento).Foi dividido ao meio com uma divisória e  transformou-se em duas salas de aula para as crianças, olha só que legal, tínhamos aula dentro do vagão, não é demais?
O Vagão ( todo mundo chamava ele assim, afinal era um vagão mesmo né?) ficou na igreja por muito tempo. Até eu cheguei a dar aula dentro dele, ai, um dia, sem avisar, ele partiu...

Fala sério, quantas crianças podem dizer que tiveram aula dentro de um vagão de trem?


Esta é uma foto que fiz com meus amigos na entrada do vagão.
A classe de juniores era lá, aos domingos, 6 da tarde.

Aqui aparece o vagão do outro lado.
Ele ficava onde hoje é o estacionamento
Seu Ervin é o de cabelo branco sentado ao centro ( entre Itagir e Evis).


8 comentários:

  1. Me lembro muito bem do vagão, porém desconhecia a história de onde tinha vindo....vivendo e aprendendo, rsrsrs
    Um beijao
    Débora

    ResponderExcluir
  2. ameiiii.....pena que nao achei a foto do vagão....obrigada Mônica, a do caminhão era muito bom mesmo...chegava com o cabelo lindo no destino....kkkk...saudadessss.
    Quel Bock

    ResponderExcluir
  3. Mônica....simplesmente amei, sinto nao ter encontrado a foto do vagão...sobre os passeios de caminhao era o maximo...chegavamos no destino com o cabelo lindoooo....Essa foto ficou linda os 3 sentados...amigos p sempre...OBRIGADA

    ResponderExcluir
  4. que lindoo Monica, obrigada! choreeei até!! rs. Me lembro de ter cantado algumas vezes neste vagão e tb tive aulas ali. bjsssss

    ResponderExcluir
  5. que liindoo Monica, obrigada! chorei até!! rss. Lembro de ter cantado algumas vezes la dentro e tb tive aulas ali. Deus te abencoe, bjsssssssss

    ResponderExcluir
  6. Monica..Amei conhecer a historia do vagão,qdo eu cheguei na igreja ele ja não estava mais lá,uma pena,deveria está lá até hj na minha opinião...muito legal...obrigada pelo post...bjosss

    ResponderExcluir
  7. Eu tive aula nesse vagão!! Ah e dei aula nele também!!!
    Quantas lembranças boas temos do vagão e do querido S. Ervin.

    ResponderExcluir