terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Palácio de Queluz

( este post é continuação de um post anterior)

No segundo dia da nossa viagem pegamos o carro no aeroporto e fomos conhecer o lindo Palácio de Queluz e seus jardins. Fazia muito calor, acho que como hoje aqui no Rio!
O Palácio fica em Queluz, só 10 quilômetros de Lisboa. O ingresso custa apenas 7 euros podendo ver também os jardins ( escolha essa opção)

Ele foi construído em 1747 pelo futuro Dom Pedro III ( não estranhe a numeração dos "Pedros" porque a numeração lá é diferente da nossa) para ser residencia de verão e acabou sendo habitado pela família real portuguesa até a vinda deles para o Brasil
Num dos quartos nasceu em 12 de outubro de 1798 D. Pedro de Alcântara, o D. Pedro I do Brasil e  36 anos depois no mesmo quarto e na mesma cama, ele morreu  devido a uma tuberculose.
No Palácio também ficou exilada até a  morte, Carlota Joaquina após as suas sucessivas conspirações e traições, mantida sob constante vigilância da sua polícia secreta, até 1830.
Conta-se que Carlota Joaquina teria batido a poeira do sapato ao regressar para Portugal para não levar consigo nenhum grão de areia do Brasil, ela nunca gostou daqui, mas  talvez tenha deixado em terras brasileiras um legado valioso até hoje, já que muitos autores atribuem a ela a invenção da caipirinha.Será?  Não sei, mas a mulherzinha não era fácil!

 Já no palácio compramos ingressos para conhecer vários castelos de Portugal, se comprarmos em pacote sai mais barato, mas você precisa escolher os que quer visitar, tem folders explicativos espalhados nos pontos turísticos.
Portugal é um país bem sossegado, sem filas, sem tumulto de pessoas...sossegado
SE for a Portugal não deixe de incluir uma visitinha lá



Antes da visita fizemos uma parada em uma lanchonete para uma 
salada para o Marco e um hambúrguer para mim!
Entrada do Palácio
























Quarto onde nasceu e morreu Dom Pedro I

É possível ver no palácio mais de 800 peças de decoração
e o mobiliário que pertenceu a família real





















Uma lojinha no final do passeio, claro!


Gostou? Eu gostei muito, vai lá pra conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário