terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Cheiros e lembranças




Difusor da Yankee Candle


Ahhh o cheirinho do Natal...Eu amo deixar a casa com cheiro.
Não decorei a casa para o natal e nem sei se vou decorar, mas hoje coloquei um difusor  na cozinha com cheirinho de cookie e o aroma já se espalhou por alguns cômodos ( mas casa grande com janelas abertas fica difícil) e estou aqui embebida deste cheiro...que coisa boa.
Toda vez que viajo volto com vários sprays de cheirinho na mala, aliás, há uma loja que eu adoro, me derreto dentro dela, é a Yankee Candle tem mil tipos de velas e suportes para elas, difusores, sprays e outras coisinhas mais...loucura para os apaixonados por velas.

No ano passado passei o natal nos Estados Unidos em uma casa tipicamente americana, com botinhas na  lareira, arvore de natal imensa e velas aromatizadas pela casa. Fez frio e com a casa toda fechada o aroma se espalhou...eles são privilegiados nisso, no nosso natal, com o calor que faz, se eu acender uma vela vão me jogar um balde de água para apagar! Quem quer vela por perto em um calor de 40 graus?

Gosto muito de velas perfumadas, de rechaud, difusor ou saches pela casa, porque cheiro não é só cheiro, mas pode ser lembrança de lugares, épocas, pessoas, acontecimentos...eu e meus irmãos reconheceríamos em qualquer lugar o cheiro de uma tia nossa e também de um tio.O cheiro do talco que minha avó usava, o cheiro da sopa dela, do jantar em casa com bife frito, do perfume da época de adolescente, nossa...meu Anais Anais , meu Giovanha baby...
Uma vez em um retiro da igreja, quebramos um vidro do perfume Thati do Boticário no quarto logo no primeiro dia, advinha o que esse perfume me lembra?

Tenho o olfato "afiado" posso sentir até cheiro de um gatinho limpo que acabou de se lamber...

Mas há um cheiro que para mim é fortíssimo: na época do meu casamento deixava aceso um rechaud com  um óleo essencial de Cumaru, da linha Ekos da  Natura. Ele tem um cheiro abaunilhado. É impressionante como esse cheiro me leva a sala de estar da minha mãe, com lembrancinhas sendo feitas, eu recebendo presentes e espalhando todos eles pela sala, todos abertos e arrumadinhos ( tradição na nossa família) para todos verem. (Será que ainda fazem isso?!). Tenho o frasco desse óleo aqui pertinho de mim, ainda com alguma gotas que não uso de jeito nenhum pois, pararam de fabricar o tal óleo e tenho que me contentar em as vezes abrir o vidrinho e dar uma cheiradinha. Quem tiver informações deste óleo da Natura, por favor me avise!

Para ilustrar, algumas dois porta velas da Yankee Candle que uso com carinho:








Um comentário:

  1. Também gosto desse cheirinho e me lembro de vc colocar na casa da sua mãe e também na sua . è realmente muito gostoso!
    Eu gosto do cheiro de uma caixa de giz de ceira e de caderno recém comprado. Me transporto a uns bons anos atrás. É .... o cheiro tem esse poder de nos transportar ...tão bom!! O Alê gosta do cheiro da erva-doce pois tinha no quintal de sua avó. Eu gosto de cheiro de curral, de cocô de vaca, pois me lembra a fazenda em Minas que eu passava as férias.
    Ah, de vez em quando eu espirro o cheirinho de maça com canela que vc me deu o ano passado. tão natalino, tâo aconchegante...
    Quem não gosta de cheirinho de nenên?? Ou de alho fritando na mateiga....aí aí...

    ResponderExcluir