domingo, 3 de fevereiro de 2013

Museu Histórico Nacional

Quem lê este blog sabe que gosto muito de  visitar museus. Não sou daquelas que fica duas horas diante de uma escultura, não. Tenho um olhar mais rápido , mas gosto de ver tudo. Diante de obras clássicas fico mesmo mais tempo, penso várias coisas...é legal
Visitei dois na semana passada, no Rio.Hoje mostro fotos do museu Histórico Nacional

É o mais importante museu histórico do país. Construído em 1922,
 abriga mais de 287 mil documentos, moedas, selos, móveis, imagens, esculturas,
armas, pratarias, entre outros objetos que ilustram a história do Brasil.
Ocupa todo o conjunto arquitetônico da antiga ponta do Calabouço.
.
Logo no início há réplicas dos desenhos rupestres da Serra da Capivara

Depois vem a parte indígena ( Oreretama) com objetos, arte
e histórias de rituais interessantes


Esta parte é bem legal. Isto é uma Pharmacia e ao lado
o laboratório onde eram preparados os remédios



"Por falar em moda"...



Muio bonita a exposição de peças dos nobres em que
as louças tinham o brasão de cada família
Encontrei muitos quadros famosos,
daqueles que a gente vê nos livros de História
Gostei.
Aqui há uma estante com vários brinquedos "antigos".
Fiquei assustada pois, os meus que tenho guardado são mais
velhos que estes, aiaiaia

Há muitos objetos antigos, vários deles eu tive ou já vi.
Acho que deve ser uma parte mais recente do museu e as doações
vieram de um tempo não muito distante

Ao final, há a exposição Do Móvel ao Automóvel: transitando pela História, que mostra 29 peças
como cadeirinhas, carruagens, berlindas e os primeiros automóveis a circular no Rio de Janeiro.
Praça Marechal Âncora, Centro, tel: (21) 2550-9220, www.museuhistoriconacional.com.br
De terça a sexta-feira, das 10h às 17h30. Sábados, domingos e feriados das 14h às 18h.
Entrada: R$ 6.

2 comentários:

  1. Ola Monica, tudo bom?
    Vi sua postagem com fotos de Rio Claro, sou fotografo e estou fazendo um trabalho com fotos antigas e atuas da cidade. Gostaria de entrar em contato com voce para obter algumas informações.
    Se possivel entre em contato comigo pelo email edgusson@gmail.com
    Obrigado
    Edilson

    ResponderExcluir
  2. Voce esta ficando famosa. Em Salvador, todas as vezes que chegava parentes ou amigos de fora, eu levava nos museus e igrejas. Aprendemos muito olhando o passado.

    ResponderExcluir